Enemy – O homem duplicado (2013)

Se você veio até aqui é porque ficou com a cabeça inteiramente bagunçada após assistir, este filme com o grande ator, Jake Gyllenhaal.

Lembrando que não sou nenhum cineasta, e que esta é a minha visão que tirei do filme após assistir e reassistir duas vezes.

Na primeira vez que assisti o filme, acompanhado da minha linda esposa, não entendemos nada e criticamos (muito) o filme. Para um espectador simples, que espera um filme de gêmeos, ou de viagem no tempo e até mesmo de sósia não há o que entender, o filme não faz sentido algum, e também não faz questão de te explicar.

Porém, além da cena final da esposa grávida se transformando em aranha, de um ator deste nível, e do filme ser baseado na obra do livro de José Saramago, este filme, me deixou muito intrigado e disposto a assistir quantas vezes fosse necessário para entender a mensagem que tinha como objetivo transmitir.

O filme foi além, transmitiu com cenas, cores e enigmas respeitando e abusando da essência do cinema. Não dá nada pronto, mastigado para o espectador, ao contrário! Faz ele pensar, refletir com o filme uma possível situação em sua vida pessoal! Pois quando descobre o que o filme quer passar, descobre que é algo que acontece com a grande maioria das pessoas.

Sem mais delongas, vamos explicar este enigma de filme!

O ator e o professor são a mesma pessoa ?

Sim, eles são! Durante o filme temos vários indícios disto. Vamos listar os principais:

1 – É o ator que está no clube de mulheres!

 

enemy_0

Quem usa a aliança é o ator. Esta cena do filme, na verdade é como o filme acaba. Como seria possível o ator, que num primeiro momento, morreu no acidente de carro, estar aqui?

O professor (fingindo ser o ator) é que pega a chave no envelope que está no paletó, como seria possível o ator (morto) usar esta chave pra entrar no clube de mulheres?

2 – Filmes de 3ª linha.

Na visita à mãe, ela afirma e reafirma que tem apenas um único filho, diz ainda para o professor que ele tem que parar de querer ser ator de filmes de 3ª linha.

3- Mirtilo

Ainda na visita à mãe, ela pega os mirtilos pra ele, o professor afirma que não gosta, e ela, reafirma “claro que gosta”.

4 – Duas personalidades

São totalmente opostos, o que copia a ideia do filme Clube da Luta, onde descobrimos que Edward Norton e Brad Pitt, são a mesma pessoa. Aqui, um é sempre medroso, pacato e pragmático, o outro sempre ousado, imponente e egocêntrico mostram o conflito da mente do indivíduo.

Agora que temos certeza que são a mesma pessoa, vamos continuar:

Voltando à cena do começo do filme em que ele está no clube de mulheres nuas podemos perceber através das cenas que os homens que estão lá, são homens poderosos e, pela sua expressão facial, mostram-se hipnotizados, cedentes ao prazer, paralisados pela luxúria representada por uma mulher se masturbando em frente à eles.

A expressão do protagonista, difere das deles, ele não está com os olhos estagnados para o centro do palco, ele observa os homens se entregando à luxúria ao seu redor.

enemy_1

Em seguida, o filme nos mostra a cena que apenas o protagonista enxerga, uma mulher trazendo uma aranha em uma bandeja e uma tentativa de pisar em cima e esmagá-la. Esta cena na verdade representa o desejo do nosso protagonista, e o filme acaba sem mostrar se a mesma irá conseguir esmagar a aranha (e na minha opinião não irá).

Agora, o que significa a misteriosa aranha!??

A aranha significa traição! E ela sempre está presente na vida do nosso protagonista, seja em imagens aparentemente não significativas, seja em sonhos, seja mostrada explicitamente para o espectador.

enemy_10.png
Teias de uma aranha

Inclusive, o filme começa com as falas insinuando o controle sobre algo.

E ainda reforça a ideia com a palavra controle em destaque na lousa:

enemy_9

Ainda na linha de traição, ele ensina sobre ditaduras. Que na antiga Roma, eles davam pão e circo, pra manter o povo entretido mas ainda sim dominados. O vício do adultério, controla seus dominados com conquista, luxúria e prazer, o sexo para manter seus viciados dominados.

E o filme mostra esta luta dele com o desejo e a presença de outras mulheres em sua vida, que não a sua esposa.

O ator, que vive com a esposa grávida, é auto-confiante, descolado, estiloso com jaquetas de couro, egoísta e até cruel. Personalidade que tendencia traição nesse contexto. Ele é tratado no filme como o adúltero.

E sabemos que ele a traiu no passado, e ela como uma mulher já traída, tem em qualquer motivo desconfiança.

Ele claramente se sente sufocado pela situação. Ele não está pronto para assumir esta tarefa, de homem de família. Ele não está pronto para abdicar de outras mulheres pela sua única e grávida esposa. Isto fica claro também quando percebemos que a única atenção ao bebê e à gravidez que o filme nos mostra não é feita nem pelo marido que vive com ela, e sim pelo professor quando o mesmo pergunta quantos meses de gestação.

Por outro lado, temos exatamente o professor, o inverso da personalidade deste, um homem inseguro, simples, que faz questão de passar desapercebido. Esta é a outra personalidade dele, que ama sua esposa.

Neste cenário, ele se convence que são duas pessoas diferentes, e na sua cabeça realmente são! São o sentimento e a razão!

Voltando pras cenas do filme, vemos que o professor busca saber do ‘ator clone’ e eles marcam o esperado encontro, mas antes de se encontrarem a esposa vai até a faculdade e encontra o professor.

enemy_11

Chegando lá, fica confusa com a situação e então descobrimos uma informação valiosa. O professor pergunta de quantos meses ela está grávida e ela nos revela: 6 meses, guarde esta informação, iremos usá-la em breve.

Bom, ela fica atordoada por ver alguém exatamente igual ao seu marido e vai para o apartamento, lá, de noite, encontra seu esposo e diz que foi encontrar o professor. Ela o pressiona, e ele diz que não sabe do que ela está falando, mas ela afirma que ele sabe. O que isso quer dizer?

Vamos ligar os pontos:

Quando ele vai à agência de atores, o guarda diz pra ele que faz uns 6 meses que o mesmo não aparece por lá, e quando a esposa o encontra na faculdade lecionando ela diz que está 6 meses grávida se lembra? Coincidência? Com certeza, não.

Ele trabalhava como ator quando descobriu que a sua esposa estava grávida. E isso fez com que ele ficasse longe de tudo, pois se viu “obrigado” a deixar a vida de adultério para trás.

Como estava viciado pelo adultério, se afastou. Ele largou o emprego de ator, e foi como professor de história vivendo com a amante apenas buscando prazer sexual, isso o satisfazia sem problemas por enquanto.

A esposa até ir para a faculdade pensava que ele saia para o trabalho para atuar e descobriu que ele estava como professor lecionando história na faculdade. Ela tem certeza que são a mesma pessoa pois apenas quando some do plano de visão dela é que ele atende a chamada do celular. E ela expõe isso na cena da cama em que o professor está no lugar do ator e ela pergunta como foi o dia na faculdade.

Vamos voltar o nosso foco ao protagonista para a parte final do filme.

Ele sonha e tem pesadelos com a aranha, pois não consegue deixar de desejar outras mulheres, e ele chega ao ponto de limite dele quando a ‘amante’, a mulher loira que o professor apenas tinha prazer, vê a marca de aliança na mão dele. Ela não quer saber mais dele pois quem está com ela é a versão “podre”, “adúltera” pois há sinal de uma aliança de casamento. Eles saem discutindo no carro e brigam, foi o estopim pra ele, e Ele decide por um fim na infidelidade. Esta decisão é retratada pelo acidente de carro e morte do ator (a personificação do traidor) e a amante.

enemy_12
Mais uma vez, simbologia da aranha no vidro do carro acidentado

A seguir o filme volta para a cena real, saindo da mente dele (a decisão) e ele diz pra esposa chorando, que ele sente muito e não pode mais ficar vendo a amante. Ela o perdoa e os dois se amam.

Mas…contudo, porém, entretanto…. no outro dia, ao amanhecer, quando ela está no banho, ele coloca a roupa e percebe a nova chave do clube  de mulheres semi-nuas no bolso. E então, tudo que aconteceu na noite passada vem por água abaixo. Ele não mantém a palavra e cede a tentação mais uma vez, pergunta pra esposa se ela tem um compromisso à noite porque ele vai ter que sair.

E ao chamar a esposa, ele vai em direção ao quarto e então a traição o encara, como se fosse a encarnação viva da infidelidade. Como que dizendo: sua esposa? Sou eu a dona da sua vida.

enemy_13enemy_14

 

 

 

 

Um comentário sobre “Enemy – O homem duplicado (2013)

Deixe um comentário